sábado, 29 de setembro de 2012

Um terreno que facilita.



Fachada

     Localizada em Agudos - SP, esta residência vendo sendo projetada a mais de um ano. Seguindo sempre um mesmo partido, a idéia era fazer a casa toda voltada para a área de lazer, que seria o ponto mais utilizado da casa.
Conseguimos unir a churrasqueira gourmet com a garagem para otimizar o espaço de encontro.


Planta baixa

     Sempre tento evitar grandes corredores, mas no caso de uma residência em formato de "L" fica muito difícil. Então tentei aproveitar este corredor para instalar um armário roupeiro e grandes janelas para visualização da piscina e jardim.
    Futuramente no projeto de interiores, a proposta é fazer um espaço com quadros e uma iluminação direcionada neste corredor.

     Existem terrenos que favorecem nosso estilo projetual, este é um deles. 

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Transparência na medida certa ! PROJETO DE FRANQUIAS


   Projeto de franquias, devo confessar, é um dos meus favoritos. Apesar da pressão devido ao prazo apertado, o trabalho noturno e o penoso processo de aprovação em shoppings, é divertido pois você vê o desenho sair do papel e surgir rapidamente " in loco ". 

     Comecei a projetar para a empresa Yogolove em 2010 quando fizemos a primeira loja, a loja de Marília.  
     Uma loja pequena que serviu de laboratório para as demais. Na primeira reunião com a proprietária, tive uma posição diferente dos demais clientes, ela priorizou o que " NÃO " queria, o que achei fantástico, pois me poupou de várias suposições erradas.

Loja Marília Shopping - Marília - SP
     
     Devo confessar que nesta primeira reunião um receio grande surgiu, já que teria que pesquisar sobre balcão refrigerado expositor, cumbucas para " toppings ", e no meio destes itens diferentes, surgiu o acrílico. Um material que sempre quis poder utilizar, mas nunca tinha tido oportunidade. Um material de incrível plasticidade, o acrílico é um dos meus favoritos. Sendo colorido ou branco ele trás um efeito lúdico aos ambientes onde aplicamos, e sua transparência que permite junto ao led, um efeito especial. 
       Estes elementos foram essenciais nas lojas da Yogolove, marca de frozen que vem crescendo no país. 

       Assim fomos fazendo uma atrás da outra, veio a loja de Limeira, Rio Claro e uma outra que tenho um carinho particular. A loja do SHOPPING LA PLAGE, no Guarujá. 
      Está loja teve que ter um elementos diferenciados, pois estávamos em um ambiente praiano e tínhamos que considerar que pessoas de chinelo, bermuda e as vezes até de saída de praia iriam transitar por ela. Assim chegamos a conclusão que um deck seria perfeito. 
      Como o ambiente era grande, pudemos fazer deste deck um espaço para as mesas e um banco com estofado para acomodar as pessoas que queriam sentar para tomar o frozen. Este deck subiu uma parte da parede servindo de encosto do banco. Outro elemento praiano que não tem nas demais lojas é uma faixa de pedrisco iluminado sob o banco. 

       As placas de " mdf " laminado branco no teto foram utilizadas para fazer menção às ondas do mar e também esconder uma tubulação existente do shopping que passava bem por alí e não podia ser escondida, pois precisava de manutenções regulares. 

Loja Shopping La Plage - Guarujá - SP
                                
      Por fim os painéis na parede com acrílico e iluminação interna dão um ar lúdico a yogurteria que tem como público abrangente crianças. 
     Mas em todas as lojas, tanto no balcão como no luminoso o uso do acrílico foi indispensável. Só o acrílico possibilitou a transparência na medida certa, além da plasticidade podendo fazer curvas e elementos arredondados. E o led, facilita esta iluminação, já que diferente das lâmpadas ele acompanha o desenho do balcão e dos demais itens que colocamos na loja, sem gerar sombras. 

      O interessante das lojas de franquia é que todas seguem um padrão. Mas sempre podemos inovar um pouco em cada uma sem perder a essência da marca, então buscamos usar as mesmas cores, materiais e efeitos de diferentes formas, como nesta loja no SHOPPING RAPOSO, em São Paulo, que usamos os painéis de acrílico parafusados direto na parede, além de uma iluminação diferenciada no banco, vindo por trás, e não sob o mesmo, como na loja do Guarujá. 

Loja Shopping Raposo - São Paulo - SP

Loja Rio Claro Shopping - SP
                           
      A loja do RIO CLARO SHOPPING também foi uma loja diferente, principalmente por ser sob a escada rolante, situação que se repetiu em Limeira, e havia um pilar no meio da loja, o que fez o projeto ser um pouco mais trabalhoso, mas numa solução inteligente conseguimos dividir a loja em dois, onde a parte do atendimento ficou a esquerda da foto e a parte de atividade da loja, ficou a direita escondido por um painel com o logo em acrílico. Assim itens como pia, liquidificador, frutas e geladeira, ficaram escondidos. Está loja como foi feita seguindo um modelo de quiosque foi toda montada " in loco ".  
      Sobre esta loja saiu uma matéria no jornal INDAC ( Instituto Nacional para o desenvolvimento do Acrílico ). Confira a matéria no link http://www.indac.org.br/jornais/jornal55.pdf

      Quiosques também têm suas particularidades. Precisamos fazer uma base elevada de ferro com uma plataforma de madeira, revestida com piso vinílico. Sob o mesmo passa-se toda a tubulação elétrica e hidráulica. O difícil do quiosque é ter que monta-lo inteiro em uma madrugada. Entramos às 23 horas e só saímos depois das 9h da manhã do dia seguinte. 


Quiosque Esplanada Shopping - Sorocaba - SP


      Além disso fizemos o quiosque em Araraquara e a loja de Porto Seguro na Passarela do Álcool, onde tivemos que nos adaptar a um ambiente já pronto com piso e detalhes no forro de gesso bem diferentes do modelo " clean " da loja. 


Loja Passarela do Álcool - Porto Seguro - BA


      Agora estamos trabalhando na loja do SHOPPING METRÔ TUCURUVI em São Paulo. 

   A parceria das empresas WOOD DESIGN na marcenaria e BONPLAST, em acrílico sempre viabilizaram as lojas da Yogolove ! 


Centro Empresarial Getúlio Vargas.



Perspectiva ilustrativa da fachada


     Localizado em uma das avenidas principais de Bauru, o Centro Empresarial Getúlio Vargas, foi projetado em 2008 quando eu ainda trabalhava na construtora Dinâmica de Bauru.
     Trabalhei na construtora por 3 anos, o que me trouxe uma base muito boa de desenho executivo, projeto de edifícios e interiores.
     Este edifício possui 14 andares com salas comerciais reversíveis a escritórios, clínicas e demais setores de serviços. Seu projeto de interiores está sendo feito. O hall de entrada contará com detalhes de gesso e iluminação diferenciada, além de um painel com imagens da cidade.



Perspectiva do hall de entrada

     O projeto de edifícios comerciais têm um tratamento diferenciado. Precisa-se pensar na versatilidade de quem irá usa-lo, salas multiuso precisam ter possibilidades diferentes de adaptação. Seja um consultório ou um escritório, as tomadas e pontos de água precisam ser passíveis de alterações sem grandes transtornos para os usuários. Sendo assim foi previsto a tubulação toda aérea nas salas, facilitando a instalação de paredes de "dry-wall " e pontos de tomadas nas mesmas. O pé direito alto também dá a possibilidade de rebaixo de forro de gesso sem preder o conforto.

      Hoje ele ficou assim !!!

Foto da Fachada

Foto hall externo 

Foto Hall de entrada - interno

     Ficou bem parecido com a maquete.


Conforto em 90m² !


     Começará em abril de 2013, a obra desta residência localizada em Piratininga, interior do estado de São Paulo. 

Perspectiva ilustrativa da fachada


     Os proprietários, um casal jovem, me procurou para atender a um programa projetual simples ... "queremos conforto em no máximo 90m² "
     A obra que seria financiada por uma instituição bancária, teria que ter no máximo esta metragem para se encaixar no orçamento do casal.

     Precisavam de um espaço integrado de cozinha e salas, além de uma suíte com mais um dormitório.  
     Futuramente construiriam a garagem e a área de lazer.

     A planta abaixo prioriza a disponibilidade de ampliar futuramente para uma área gourmet integrada tanto com a cozinha como com a sala.

Planta Baixa 
    

     Um pequeno corredor faz com que a área íntima fique privativa. Alguns elementos criam volumes na fachada, como a parede do oitão do telhado que transpassa a linha do recuo frontal da casa, criando um vão para o jardim da frente.