terça-feira, 18 de junho de 2013

Sonhos de papel !


      Quem trabalha na área de arquitetura sabe. Nem sempre todos os projetos tornam-se obras.  

     Acho que todo arquiteto tem uma pasta com projetos que nunca saíram do papel. Seja  por problemas financeiros, ou até às vezes pessoas que agem de "má fé", nem sempre o ante-projeto evolui para um projeto de execução. 

    Mas aqui no escritório, já no ante-projeto apresentamos um estudo com lay-out e uma fachada ilustrativa.  Vou mostrar alguns destes projetos que infelizmente não tornaram-se reais. 


Poli clínica - Estudo fachada

     Por exemplo este projeto acima, era uma proposta de uma clínica que posteriormente foi executada em uma residencia já existente onde fizemos apenas uma reforma, a qual também foi demonstrada aqui neste blog.
     Abaixo seria uma sala de aulas de culinária hospitalar. Diferente, não? Acho que de tão diferente a proprietária não conseguiu executar. Ela trabalhava na área de nutrição hospitalar e infelizmente não conseguimos executar o projeto. Mas ficaria sem dúvida um espaço interessante.


Perspectiva Ilustrativa da Fachada - Sala de culinária

Vista interna - perspectiva ilustrativa


      Um outro projeto interessante que infelizmente não evoluiu foi a proposta de um prédio comercial para aluguel. Seria um edifício comercial que poderia ser inteiro alugado, seja por uma instituição bancária, ou institucional como receita federal, etc. Sendo assim, também, acredito que seria um investimento muito alto para um retorno incerto. O projeto foi bem difícil, já que fica quase impossível projetar sem supor um uso devido a área.

Perspectiva ilustrativa

     Entre outras coisas mais comuns. Algumas casas que a pessoa enfim não executou e outra que a execução foi alterada. Isso acontece muito também, fazemos o primeiro estudo e o cliente opta por um telhado diferente ou as vezes detalhes que modificam a fachada. Sendo assim alguns projetos estão demonstrado abaixo

Projeto residencia - Jaú. SP

Projeto Agudos. SP

       Estes estudos, embora alguns não tenham passado de "sonhos de papel", acredito que o desenvolvimento de cada um me trouxe um aprendizado. Projetar para mim é sempre um prazer.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Bem estar integrado ...


     Localizado em um condomínio de apenas uma rua, na cidade de Jundiaí, interior do estado de São Paulo, este terreno privilegiado em seu formato quadrado, recebeu o projeto sob medida para um casal com duas filhas pequenas. 

     O casal estava bem decidido, sendo assim não precisamos de muitas reuniões para definirmos o projeto. O programa pedia uma área de estar e lazer unidas e ao mesmo tempo separáveis, da cozinha. Sendo assim, o projeto iniciou-se portanto nesta área social e acabou ficando bem integrado.

     Sua área de estar social, separa-se da cozinha por meio de painéis de madeira que correm como portas que fecham-se no dia-dia e abrem-se para o uso concomitante com a sala de jantar e home em ocasiões de jantares. Também ocorre a integração desta área social com a área de lazer que recebe a churrasqueira e um pequeno SPA, porém a divisão é feita por meio de painéis de vidro temperado. 


Planta baixa - pavimento térreo

Planta baixa - pavimento superior

     Trabalhamos também com áreas de jardins que serão definidas posteriormente no projeto de interiores. 
O pé direito alto da sala faz com que o piso superior tenha um mezanino que funciona como acesso às três suítes que situam-se neste pavimento. 

     Mas o que mais gostei neste projeto sem dúvida é a fachada. A volumetria contemporânea faz com que blocos do piso superior não coincidentes com o pavimento térreo criem área cobertas nas laterais, além de um detalhe de cerâmica imitando madeira alinhada à porta de entrada, como podemos ver na maquete abaixo. 

Perspectiva ilustrativa da fachada

Perspectiva ilustrativa da fachada

     Brises horizontais também compõem esta fachada. 
     A obra está em andamento e tem previsão de término em março de 2014. Será feito também o projeto de interiores.