segunda-feira, 25 de março de 2013

De residência à Clínica

    

     Muito bem localizada na cidade de Bauru, esta antiga residência ( foto menor abaixo ) após uma reforma, transformou-se em uma policlínica. 


Foto antes e depois

     Quando surge no escritório, um projeto de reforma, meu primeiro pensamento é: como podemos reduzir o gasto? Sempre me prendo ao menor número de demolições possíveis de paredes, principalmente neste caso, cuja residência era da década de 60. Não haviam vigas nem pilares, a sustentação da laje baseava-se no sentido dos trilhos e seu apoio nas paredes. 
      Como seria uma clínica alguns itens normativos não podiam ser esquecidos como :
  • Acessibilidade ( rampas e aberturas de portas, bem como banheiro acessível a portadores de deficiencias físicas.)
  • Espaço amplo para espera  ( o que implicaria em um vão grande )
     Além disso a médica, proprietária da obra, pediatra, embora fosse alocar salas para médicos de outras especialidades, ela precisava de um espaço na sala de espera para acomodar brinquedos e entretenimento às crianças. 
     Logo no começo da obra, um susto, o pedreiro tirou praticamente todas as paredes da antiga cozinha e sala para formar-mos esta futura sala de espera sem escora-las, "rs" mas a viga metálica que iria sustentar a laje existente já estava sendo providenciada e pudemos escorar a laje sem danos. 
    Outra problema que costuma surgir em obras de reforma, principalmente em casas antigas, é fiação e tubulação. O que se tornou um gasto inevitável para a proprietária já que a caixa d'água estava com problemas e toda a tubulação era de ferro e estava em péssimo estado. Além disso a fiação antiga, não suportaria Ar condicionado, telefonia e internet. A solução foi trocar toda a parte elétrica. 
    Principalmente devida a ótima localização da clínica, compensava realmente estes gastos para transformar esta residência antiga em uma nova clínica. 

Esta Clínica está localizada próximo ao Vitória Régia  ( Bauru - SP )



quinta-feira, 21 de março de 2013

Mais uma Yogolove !

Estamos inaugurando mais uma Yogolove. Esta no shopping  Metrô Tucuruvi em São Paulo, capital.

Esta loja traz algumas inovações estéticas diferentes das demais. A distribuição das pastilhas em miscelanea de verde, no fundo da loja como uma espécie de faixa em "L".

Também o pilar que inicialmente deveria ser uma problema acabou sendo um elemento positivo, divididindo o caixa e o balcão de entrega de casquinhas, da parte de entrega de frozens e escolha de toppings.
Aliás a novidade agora da Yogolove é a inclusão de casquinhas no seu cardápio o que também inovou arquitetônicamente incluindo mais um balcão. O das casquinhas !!!


Vista do atendimento

     Muito sucesso para vocês !!!

Tudo em 250m²


     Localizada em um condomínio, no interior de São Paulo, esta residência de fachada contemporânea, conseguiu atender o programa do cliente em apenas 250m².

     Na primeira reunião com os clientes a requisição era, uma casa simples e pequena com tudo o que queremos.

     Assim começamos a desenvolver uma planta que pudesse integrar a área de lazer com a garagem, transformando a mesma em um salão para a churrasqueira quando os carros fossem retirados e criando a funcionalidade de integrar ambientes de acordo com seus usos conjugados, ou seja, uso da cozinha com a área de lazer, ou da sala com a área de lazer, ou da cozinha com a sala e assim por diante.

    O maior desafio seria conseguir atender este programa, atentando-se a todas as normas de condomínio, exigindo recuos laterais em um terreno de esquina pequeno.

    "NOSSA IMAGINEI QUE FOSSE BEM MAIOR " - dizem as pessoas que visitam o casal e questionam quando entram na casa e a vêem como uma casa aconchegante e sintética.

     A ilusão de grandiosa vem de sua fachada contemporânea com seus telhados embutidos, frisos e volumes que saem do corpo da casa.O pé direito duplo da sala também dão a impressão de grandiosidade.


Fachada


Fachada

Um estilo diferente


    A maioria das casas, hoje, possuem um estilo contemporâneo que arremete a telhados embutidos e volumes quadrados saltando da fachada, mas nem sempre, este modelo agrada todos os clientes. 
     As vezes surgem propostas de projetar algo diferente, mais clássico ou mais rustico. 
     É o caso desta residência localizada em um condomínio em Bauru - SP.



Fachada


    Um terreno grande que facilitou o desenho em "L"da casa, fazendo com que as principais vistas ficassem para a área de lazer, que no caso seria a área considerada mais importante pelo casal.
   O dono da casa que possuí o "hobby" de pescaria, pediu uma garagem ampla que coubesse um barco pequeno. Já que teríamos que ter um espaço tão grande, porque não aproveita-lo na área de lazer. Isso fez com que o espaço de lazer integrado com a cozinha e sala tivessem a posição privilegiada na casa.


Planta Baixa


    A casa foi projetada em 2011 e ficou pronta no ano passado.