segunda-feira, 25 de março de 2013

De residência à Clínica

    

     Muito bem localizada na cidade de Bauru, esta antiga residência ( foto menor abaixo ) após uma reforma, transformou-se em uma policlínica. 


Foto antes e depois

     Quando surge no escritório, um projeto de reforma, meu primeiro pensamento é: como podemos reduzir o gasto? Sempre me prendo ao menor número de demolições possíveis de paredes, principalmente neste caso, cuja residência era da década de 60. Não haviam vigas nem pilares, a sustentação da laje baseava-se no sentido dos trilhos e seu apoio nas paredes. 
      Como seria uma clínica alguns itens normativos não podiam ser esquecidos como :
  • Acessibilidade ( rampas e aberturas de portas, bem como banheiro acessível a portadores de deficiencias físicas.)
  • Espaço amplo para espera  ( o que implicaria em um vão grande )
     Além disso a médica, proprietária da obra, pediatra, embora fosse alocar salas para médicos de outras especialidades, ela precisava de um espaço na sala de espera para acomodar brinquedos e entretenimento às crianças. 
     Logo no começo da obra, um susto, o pedreiro tirou praticamente todas as paredes da antiga cozinha e sala para formar-mos esta futura sala de espera sem escora-las, "rs" mas a viga metálica que iria sustentar a laje existente já estava sendo providenciada e pudemos escorar a laje sem danos. 
    Outra problema que costuma surgir em obras de reforma, principalmente em casas antigas, é fiação e tubulação. O que se tornou um gasto inevitável para a proprietária já que a caixa d'água estava com problemas e toda a tubulação era de ferro e estava em péssimo estado. Além disso a fiação antiga, não suportaria Ar condicionado, telefonia e internet. A solução foi trocar toda a parte elétrica. 
    Principalmente devida a ótima localização da clínica, compensava realmente estes gastos para transformar esta residência antiga em uma nova clínica. 

Esta Clínica está localizada próximo ao Vitória Régia  ( Bauru - SP )



Nenhum comentário:

Postar um comentário