Após ter me formado e trabalhado por um ano em dois escritórios de arquitetura tive a oportunidade de trabalhar em uma construtora de renome na cidade de Bauru, a construtora Dinâmica.
Trabalhei na construtora por 3 anos, onde tive a oportunidade de aprender a base projetual de edifícios. Além da dificuldade conceitual e do programa de edifícios, a estética também é um desafio para projetar edificios.
Piazza Verde - Bauru - SP |
O primeiro edifício que projetei na cidade de Bauru, foi o Piazza Verde e foi um desafio muito grande. Sem nunca ter projetado edifícios a primeira etapa seria basear-me no plano diretor da cidade, considerar os recuos obrigatórios e taxas construtivas. O segundo desafio seria criar o número de apartamentos rentável para a comercialização.
Partindo disso por último fazemos a distribuição de vagas de garagem e térreo. Sobrando portanto a fachada. As cores são fatores que ajudam muito na arquitetura de fachadas já que nos edifícios mais simples a volumetria se repete por vários andares.
Edifício Liverpool - Bauru - SP |
Tanto em apartamentos pequenos de até 32m² como no edifício Liverpool ou maiores como no caso do Edifício Piazza Novitá em Ribeirão, sem dúvida, a parte de projetual do apartamento é a maior dificuldade no processo criativo.
Edifício Piazza Novitá - Ribeirão Preto - SP |
Mas em cada projeto surge um desafio, como no edifício Terrazzo Vivere, quando tive que projetar a primeira varanda gourmet. Parece simples, né? Mas uma das maiores dificuldades é providenciar o desenho executivo. Sendo assim, tive que descobrir como executaríamos varandas com churrasqueiras em prédios.
Depois ainda fiz os edifícios Terrasse Saint Martin, o Spazio Felicitá e o Centro Empresarial Getúlio Vargas, até sair da Construtora e abrir meu próprio escritório.
Este período na contrutora, foi excelente. Consegui aprender muito sobre engenharia estrutural e projeto de edifícios.
Terrazo Vivere - Bauru - SP |
Nenhum comentário:
Postar um comentário