sexta-feira, 19 de abril de 2013

Simples e bonita !

         
     Localizada em um condomínio de Bauru, interior de São Paulo, esta residência une simplicidade e estética. 
Em um terreno pequeno os proprietários tinham apenas um pedido, " Queremos uma casa térrea " ! Um desafio e tanto para um terreno de 11x30 m. 
     Mas a ideia foi tentar separar a casa ao meio, deixando a área íntima de um lado, com os dormitórios e do outro lado a parte social com salas, cozinha, escritório e lazer. 


Fachada 

     Fizemos na garagem um pequeno jardim coberto com telha de policarbonato transparente para trazer luminosidade tanto para o abrigo de autos como para o corredor de acesso aos quartos onde tem uma janela voltada para este jardim.
   

Fachada

     Os corredores laterais também ganharam uma paginação diferenciada com porcelanato da Portinari imitando um "deck" de madeira com jardim. ( foto abaixo )


Corredor lateral

     Na foto acima também podemos ver que as salas possuem vidros voltados para este jardim lateral. Uma cobertura também de policarbonato amplia a área de churrasqueira e a protege de chuva. Esta cobertura com tirantes "deu um charme" para a pequena área de lazer.





terça-feira, 9 de abril de 2013

Edifícios Residenciais.


           Após ter me formado e trabalhado por um ano em dois escritórios de arquitetura tive a oportunidade de trabalhar em uma construtora de renome na cidade de Bauru, a construtora Dinâmica.
       Trabalhei na construtora por 3 anos, onde tive a oportunidade de aprender a base projetual de edifícios. Além da dificuldade conceitual e do programa de edifícios, a estética também é um desafio para projetar edificios.  

         
Piazza Verde - Bauru - SP

         O primeiro edifício que projetei na cidade de Bauru, foi o Piazza Verde e foi um desafio muito grande. Sem nunca ter projetado edifícios a primeira etapa seria basear-me no plano diretor da cidade, considerar os recuos obrigatórios e taxas construtivas. O segundo desafio seria criar o número de apartamentos rentável para a comercialização.
         Partindo disso por último fazemos a distribuição de vagas de garagem e térreo. Sobrando portanto a fachada. As cores são fatores que ajudam muito na arquitetura de fachadas já que nos edifícios mais simples a volumetria se repete por vários andares. 


Edifício Liverpool - Bauru - SP
        Tanto em apartamentos pequenos de até 32m² como no edifício Liverpool ou maiores como no caso do Edifício Piazza Novitá em Ribeirão, sem dúvida, a parte de projetual do apartamento é a maior dificuldade no processo criativo.

Edifício Piazza Novitá - Ribeirão Preto - SP
        Mas em cada projeto surge um desafio, como no edifício Terrazzo Vivere, quando tive que projetar a primeira varanda gourmet. Parece simples, né? Mas uma das maiores dificuldades é providenciar o desenho executivo. Sendo assim, tive que descobrir como executaríamos varandas com churrasqueiras em prédios.
      Depois ainda fiz os edifícios Terrasse Saint Martin, o Spazio Felicitá e o Centro Empresarial Getúlio Vargas, até sair da Construtora e abrir meu próprio escritório. 

        Este período na contrutora, foi excelente. Consegui aprender muito sobre engenharia estrutural e projeto de edifícios. 
   
Terrazo Vivere - Bauru - SP